quarta-feira, 24 de junho de 2009
Dia de São João - Muita Fé e aproveite a data para chamar sorte, dinheiro e sucesso profissional
Uma das grandes diversões das festas juninas são as simpatias para os santos. E Não pense que a época só tem mandingas para quem sonha em arrumar casamento. Passado o dia de Santo Antonio, os solteiros convictos vão à forra: 24 de junho celebra São João, filho de Santa Isabel (prima de Maria e mãe de Jesus).
São João é conhecido como o santo festeiro. Segundo a tradição, as fogueiras e os balões das festas juninas e os balões são em homenagem dele, que faz fama junto à turma que não pensa em se comprometer tão cedo e que estão mais interessados em se firmar financeiramente.
Para saber se vai entrar dinheiro
No dia do santo, pegue uma rama de folhas de louro e passe sete vezes pela chama de uma vela. Depois, jogue-o sobre o telhado (ou em uma parte do prédio ao ar livre onde você possa encontrá-lo no dia seguinte). Se, passadas 24 horas, ele ainda estiver verde, sinal de dinheiro para este ano. Mas se estiver escuro ou retorcido, cuidado: há dificuldades financeiras à vista.
Para ter alegria
Prepare um banho de felicidade e alto astral, juntando alecrim, pétalas de rosa e manjericão e deixe descansar uma noite. No dia de São João, use como água de banho lavando apenas do pescoço para baixo e pedindo alegria e proteção ao santo. Não use sabonete nem tome outro banho em seguida.
Para chamar sorte
No Dia de São João, prepare um banho caprichado e afaste para longe todas as energias que possam prejudicar seus projetos. Ferva um litro de água e apague o fogo. Depois disso, junte sal grosso, três folhas de hortelã, uma folha de arruda e meia colher de enxofre. Jogue do pescoço para baixo e peça a São João que abra os seus caminhos e traga sorte e sucesso para sua vida.
sexta-feira, 19 de junho de 2009
Festa Junina Educativa
Qual o significado da festa. Você conhece as origens das festas juninas? Sabe por que comemos tantas iguarias de milho e de onde vêm as danças? E o colégio do seu filho, aproveita as festas juninas para preencher buracos na grade horária e engordar o caixa ou utiliza os festejos para ensinar alguma coisa para as crianças?
Embora seja uma tradição consagrada e rica da cultura popular, muitas escolas organizam festas de São João, Santo Antonio e São Pedro que pouco, ou nada, contribuem para a aprendizagem dos alunos.
1. Procurar o sentido original da festa
Qual a origem da festa junina? Descobrir isso pode ser o primeiro passo para a contextualização da festa. E é importante motivar os alunos a buscarem esta resposta. Saber que a tradição vem dos festejos de agradecimento aos santos pela colheita do meio do ano e que, por isso, a maioria dos quitutes é feita de milho, por exemplo, pode despertar neles o interesse pela história.
2. Descaricaturizar o homem do campo
Homem do campo não é Jeca Tatu. É importante apresentar o campo de uma nova maneira. Tirar o olhar de deboche sobre o caipira, manifesto muitas vezes pelas roupas exageradas ou por posturas imbecilizadas.
3. Resgatar as manifestações culturais
Um dos elementos mais importantes das festas juninas são as danças e as músicas populares. Muitas escolas contratam profissionais especializados em cultura popular para valorizar e aprofundar esse universo e desenvolver com os alunos as danças e as canções típicas. Elas não se limitam a contratar sanfoneiros e conjuntos para meras apresentações, fazem mais: colocam os alunos para dançar e até para criar as músicas.
A festa junina pode ser ótima oportunidade também para apresentar novos instrumentos musicais para as crianças.
4. Envolver os estudantes no assunto
Como motivar os estudantes e trazê-los para o projeto? A escola Viva, de São Paulo, utilizou, neste ano, um recurso muito simples: fixou painéis por toda a escola. Os cartazes, confeccionados pelos próprios alunos, traziam curiosidades e atraiam a atenção para o evento.
5. Trazer os alunos para a preparação da festa
As festas juninas escolares devem ser feitas por e para os alunos. O objetivo é estimular o senso de autonomia e de cooperação, reforçando a importância do trabalho comunitário na escola. Para isso, é importante envolver os estudantes em todo o processo, desde a confecção dos estandartes e bandeirinhas à organização das brincadeiras.
6. Associar o conteúdo escolar à festa junina
A preparação da festa pode e deve estar atrelada ao conteúdo aplicado em sala de aula. Na escola Oswald de Andrade, por exemplo, cada classe é responsável por uma barraca e cada barraca apresenta transversalmente o projeto trabalhado em classe. "A turma que está estudando os alimentos..
7. Valorizar o brincar
Uma das tradições da festa junina são as brincadeiras: pescaria, boca do palhaço, jogo da argola, corrida de sacos, pau de sebo, entre outros. Os jogos juninos são a grande diversão da garotada e podem ser uma boa maneira de transmitir valores de cidadania para os alunos. Dois bons exemplos de valorização do lúdico acontecem nas escolas Vera Cruz e Oswald. Na primeira, as próprias crianças são responsáveis pela confecção das prendas.
8. Estimular a participação da família
A participação dos pais e familiares é importante para as festas juninas em vários aspectos. Para começar, quando comparecem os pais estimulam a criança e reforçam a auto-estima. Mas eles também podem contribuir na organização. No Colégio Oswald de Andrade, por exemplo, os pais conjuntamente com os filhos são convidados a preparar e a trazer os comes e bebes.
9. Não fazer a festa no horário das aulas
É muito importante não atrapalhar a rotina e a programação escolar por causa da festa. A começar pela escolha da hora e da data do evento. Não pode ser no horário letivo. O melhor é fazer aos sábados, domingos ou depois das aulas. "Nunca fazemos nossas festas em período letivo, temos um programa a seguir e não descumprimos.
10. Não usar a festa para arrecadar dinheiro
A festa junina não pode ser apenas um pretexto para se arrecadar dinheiro para melhorias na escola. Precisa se auto-sustentar, é claro, mas não precisa gerar lucro. Algumas escolas, como a escola da Vila, em São Paulo, preferem utilizar a festança para juntar recursos para instituições de caridade.
terça-feira, 16 de junho de 2009
sábado, 13 de junho de 2009
Simpatia para Casamento
Santo Antônio ficou conhecido como o santo que ajuda mulheres a encontrar um marido. A fama ganhou popularidade porque, em uma sociedade onde as mulheres eram, em geral, marginalizadas, Santo Antônio ajudava moças humildes a conseguirem um dote e um enxoval para poderem se casar.
O frade, que nasceu em Lisboa em 1195 e faleceu na Itália aos 36 anos, foi canonizado um ano depois de morrer. Seus sermões ficaram conhecidos pela simplicidade e clareza.
Para atrair um amor
Na semana do aniversário de Santo Antônio, de 13 de junho a 20 de junho, escolha uma noite e coloque em uma travessa com água: sete pétalas de rosas brancas, sete cravos da índia e sete gotas do seu perfume favorito. Deixe repousar à noite e, na manhã seguinte, coloque a água para ferver. Coe a mistura e tome banho com a água, do pescoço para baixo.
Isso fará com que a pessoa fique mais atraente para um novo amor.
Para harmonizar o relacionamento
Para quem já tem um amor, a harmonia no relacionamento pode ser conquistada com uma simpatia simples. Escreva o nome da pessoa amada em sete tiras de papel, enrole-as e coloque cada tira dentro de um botão de rosa vermelha. Pingue uma gota de mel em cada botão e coloque um pouco de pó de canela em cima das rosas.
De acordo com Atalla, as flores podem ficar na própria casa até secarem e depois devem ser colocadas em uma sacola plástica, para só aí serem jogadas no lixo, agradecendo a mãe natureza.
Para pedir um amor a Santo Antônio
Pegue uma fita branca ou azul clara de um tamanho que dê a volta em seu peito, passando pelas costas. Escreva na fita o seu nome e, se tiver algum pretendente, o nome dele. Se não tiver ninguém em vista, escreva três vezes o seu nome. Amarre a fita no pé de Santo Antônio, com três nós, pedindo para que ele traga um amor.
Assinar:
Postagens (Atom)