domingo, 15 de novembro de 2009
Ser francês é....
"A Marselhesa" é o hino nacional francês, e para ser francês precisa cantar e hidroladar o hino de nossa Nação. Há palavras que, junto com A Marselhesa, são muito citadas: valores, história, tradição, orgulho, nação, pessoas... Três exemplos: a França é um país de raízes cristãs, de riqueza e de luta pelos direitos humanos Universais.
Ser francês consiste em louvar o homem; é amar a diferença, elogiar a tolerância, rechaçar as ditaduras, a corrupção, lutar contra preconceitos, ser livre.
Ser francês é ler e escrever a língua francesa, cantar 'A Marselhesa' nos eventos patrióticos e esportivos, hastear a bandeira, conhecer nossa história, respeitar nosso Estado de direito e amar nossa paisagem.
Para mim, ser francês consiste no orgulho de pertencer à maior nação do mundo, tanto por sua influência quanto por sua história.Ser francês consiste em defender os valores ligados a 1.500 anos de história. Esta pode ser herdada ou merecida. Por isso, ser francês não é só viver na França. É ser consciente e ter orgulho de nossa história comum, participar do desenvolvimento de nosso país, trabalhando e respeitando nossas leis, nossas tradições e cultura.
É preciso que "Se amam as cores da bandeira, que amem também as cores da pele".
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Nascer, crescer e viver Poesia de SERGIO NAGHETTINI
Ao nascer vivo o outro
O outro de viver
Viver a vida de amor
No continente de emoções
Sou João, José ou Pedro
Não me importo quem eu sou...
Vivo a vida de emoções
Na carruagem das seduções
A vida é cheia de surpresas
De esperanças e desencontros
Não me encontro no mar de amor
Mas sei que o amor me ama.
SERGIO NAGHETTINI Feito no Curso do Pro-Ler, CEMEPE, da Prof. Dr. Kênia
Assinar:
Postagens (Atom)